30 de abril de 2014

Exército da Ucrânia entra em alerta total contra possível invasão russa


As Forças Armadas da Ucrânia entraram em estado de alerta militar total contra uma possível invasão russa, afirmou nesta quarta-feira o presidente interino do país, reiterando sua preocupação com a concentração de tropas russas na fronteira. Em mais uma ofensiva de rebeldes pró-Moscou, homens armados apreenderam outro edifício administrativo no Leste da Ucrânia, elevando ainda mais as tensões nas regiões de tendência russa abaladas pela agitação separatista.

— Mais uma vez, retorno ao perigo real de a Federação Russa iniciar uma guerra terrestre contra a Ucrânia — afirmou Oleksander Turchinov em uma reunião com governadores regionais em Kiev. — Nossas forças armadas têm sido postas em prontidão militar total.

Na manhã desta quarta-feira, insurgentes com armas automáticas tomaram o controle da prefeitura de Horlivka, na região de Donetsk, que faz fronteira com a Rússia. O prédio da polícia já estava sob controle dos rebeldes há semanas.
Um repórter da Associated Press viu um pequeno grupo de homens montando guarda do lado de fora do prédio e verificando os documentos de quem entra. Um dos homens disse que não será permitida a entrada de jornalistas estrangeiros e ameaçou prender os que não obedecerem a ordem.

A Rússia alega que não tem planos de invadir o Leste da Ucrânia, mesmo após a anexação da península da Crimeia em março. O governo de Kiev acusa o Kremlin de organizar revoltas armadas na região, usando separatistas russófonos que têm tomado o controle de edifícios governamentais em uma série de cidades, muitas vezes sem enfrentar grande oposição da polícia local.

Os rebeldes ocupam agora prédios em cerca de 12 de cidades ucranianas, exigindo maiores laços ou a anexação pela Rússia.

Uol 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...